terça-feira, 15 de maio de 2012

SANTO ISIDORO ( OU ISIDRO), O LAVRADOR - PADROEIRO DOS TRABALHADORES DO CAMPO, AGRICULTORES E DE MADRID - 15 DE MAIO
















 



 
A Bela e encantadora Madri, capital da Espanha, foi o berço natal de Isidoro ou Isidro, o lavrador.

 Seus pais eram muito pobres, nada possuíam em bens, e todo bem que possuíam era por graça de Deus; o tesouro da fé.
 
A Isidro não foi permitida a frequência na escola, a extrema pobreza o chamou desde os primeiros anos de idade, ao trabalho pesado, no campo.
 



 





Foi a assistência do Espírito Santo, merecida pela sua extraordinária humildade, que substituiu-lhe perfeitamente a falta livros.

 Isidro, na ânsia de conhecer as verdades da fé, não perdia ocasião de ouvir a palavra de Deus, que tão profundamente lhe calava na alma.
 
A paciência nas contrariedades, o modo afável de tratar o próximo, a prontidão em perdoar ofensas à fidelidade nos patrões.
 
A pontualidade no cumprimento dos deveres, o respeito e a modéstia e antes de tudo a grande caridade para com todos, assim Isidro trilhava o árduo caminho da santidade.
 
Isidro transformava em oração os trabalhos mais pesados, tudo oferecia por amor ao seu Deus e para cumprir sua vontade.
 
Enquanto a mão dirigia o arado o coração estava elevado em Deus, era tanta intimidade, que os outros empregados e seus patrões tinham a impressão de que ele estava em êxtase. 

Seu olhar era iluminador e suas palavras cheias de ternura e mansidão.
 
Seu patrão chamava-se João de Vagas e soube sempre ser reconhecido ao seu mais ilustre servo Isidoro. 

João refletia o versículo do Eclesiastes, como conselho que diz: “Como tua alma ama e estima um empregado prudente.” 

 Isidro obteve de seu patrão a autorização de assistir a missa todos os dias. Levantava-se de madrugada para cumpri suas primeiras obrigações com Deus e seu patrão.
 
Apesar de sua pobreza, dava o que possuía aos mais pobres e sempre com o coração cheio de alegria.
 










Casou-se com Maria Turíbia que em tudo se parecia com seu santo esposo.
 








O único filho do casal morreu ainda criança, e logo em seguida morre Maria Turíbia, com fama de santidade.
 




 






Certo dia enquanto Isidro detinha-se em sua contemplação e oração, seu patrão foi a campo e testemunhou o grande prodígio, de ver um anjo arando a terra.
 




Isidro adoeceu gravemente e com exatidão predisse a sua morte, para a qual se preparou com todo o zelo. Era dia 11 de maio de 1170, estava com 60 anos.

Muitos milagres lhe confirmaram a grande santidade. Era por todos muito amado.
 


 




Quarenta anos depois de sua morte, o corpo foi transportado do cemitério para a Igreja de Santo André e mais tarde colocado na capela do Bispo.










Isidro foi canonizado em 1622 pelo Papa Paulo V.

Que os homens do campo, lavradores, agricultores, a exemplo de Santo Isidoro, façam do seu trabalho diário um meio perfeito de santificação.

 
 







E que Santo Isidro interceda por todos quantos tiram a terra o seu sustento e o alimento de milhares de mesas. Amém!
















Devemos aproveitar todas as ocasiões que o Senhor nos propõe como meio de santificação.

 No livro do gênesis o Senhor sentencia ao homem um meio eficaz; “Tirarás da terra, com trabalhos penosos, o teu sustento todos os dias de tua vida... Comerás o teu pão com o suor de teu rosto.” (Gen 3, 18-19)






O Senhor nos apresenta o trabalho como meio santificador, é no cotidiano e nas pequenas ocasiões que encontramos os meios eficazes para alcançá-la.
 
O lavrador possui todos os meios de salvação, todos os elementos 
da natureza são fontes de inspiração e que permitem uma maior intimidade com o Criador. O contato com a terra e seus frutos etc.








ORAÇÃO:
Ó Santo Isidoro,
 a vossa fé vos levava a esquecer o mundo para contemplar as belezas do Reino de Deus. 
 Dando-vos em oração, 
os anjos completavam o vosso trabalho de agricultor. 
Abençoai-me, Santo Isidoro! 
Abençoai a minha família, a minha terra,
 a minha horta, as minhas plantações, a minha criação. 
Pedi aos anjos
 que sustentem as minhas forças nas horas de cansaço. 
E que eu cumprindo fielmente os mandamentos do Senhor
 seja digno das promessas de Cristo.



Abri os meus olhos 
e fazei-me ver, na semente que nasce,
 na flor que desabrocha,
 no fruto que amadurece, 
a força criadora de Deus onipotente. 
Santo Isidoro, 
fortalecei a minha fé, 
dai-me gosto pela oração, 
para a minha piedade atraia as bênçãos de Deus
 e dos anjos do céu sobre o trabalho de minhas mãos
 e faça frutificar a minha plantação. 
Amém.



Passei as noites vigiando, passei frio e calor para aumentar teus bens. Pouco possuías, quando entrei no teu serviço
 e vês agora como estás rico”. 
(Gen 30,30)




FONTES:










Nenhum comentário:

Postar um comentário